A implementação do Open Insurance no Brasil
A implementação do Open Insurance no Brasil caminha de forma acelerada. Neste exato momento se aproxima o prazo limite para que as seguradoras implementem e publiquem no Diretório de Participantes os certificados de segurança exigidos pela Susep como uma das entregas essenciais da Fase 2, que trata do compartilhamento de dados sensíveis de clientes relativos às operações e produtos de seguros.
Qual a importância do Open Insurance?
O Open Insurance (carinhosamente apelidado de OPIN) coloca o consumidor no centro das relações comerciais, dando liberdade para compartilhar seus dados entre seguradoras e outras entidades reguladas pela Susep, construindo as bases de um mercado mais digital, conectado, inclusivo e eficiente. É exatamente isso que está em jogo quando falamos de Open Insurance e é em prol disso que o Brasil está dando passos largos e pioneiros.
Um fator extremamente relevante é a dimensão tecnológica desta iniciativa: a utilização de APIs para autorização e realização do compartilhamento de dados, assim como toda a estrutura tecnológica que circunda o ecossistema, necessita de uma segurança profunda, que pavimenta o caminho para esse horizonte incrível para o qual estamos caminhando.
Transformar especificações de negócios em linhas de código, desenvolver APIs, configurar domínios e certificados, são apenas alguns exemplos das diversas etapas da implementação técnica, e que representam grandes desafios para os times que trabalham diariamente na missão de tornar o Open Insurance uma realidade. Isso sem falar nos prazos que devem ser cumpridos e nos elevados padrões de segurança que devem ser respeitados.
Os desafios do dia a dia podem, muitas vezes, ofuscar nossa visão, mas devemos manter o enfoque na consciência de que estamos participando da construção do futuro do mercado de seguros no Brasil. É exatamente com isso que cada pessoa envolvida na construção do Open Insurance está contribuindo. Deixo aqui uma mensagem para todos os envolvidos: é com esse olhar afiado que veremos a beleza da grandiosa obra que estamos desenvolvendo, um pouquinho de cada vez, sem muitas vezes nem percebermos. Ser pioneiro neste campo é algo que realmente importa e contribuir com a construção deste ecossistema é uma realização da qual devemos ter orgulho!