Open Finance Brasil. O que é?
O Open Finance, ou sistema financeiro aberto, é a possibilidade de clientes de produtos e serviços financeiros permitirem o compartilhamento de suas informações entre diferentes instituições autorizadas pelo Banco Central e a movimentação de suas contas bancárias a partir de diferentes plataformas e não apenas pelo aplicativo ou site do banco, de forma segura, ágil e conveniente.
Fonte: Site Banco Central do Brasil, 2022
Open Finance em números
“O Brasil vai ter o maior e mais conectado Open Finance do mundo”, disse Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central (BC), no encerramento do Febraban Tech.
Fonte: Finsiders.com.br
O novo modelo de gerenciamento e compartilhamento de dados do mercado financeiro brasileiro já um sucesso e a cada dia, as instituições se surpreendem com os números do ecossistema. Abaixo alguns dados do primeiro semestre de 2022:
· + 7,5 milhões de consentimentos de compartilhamento de dados de clientes
· + 4 bilhões de chamadas API (fase 2)
· + 800 instituições participantes (fases 2 e 3)
· Modelo de referência mundial: maior e mais abrangente
Com o crescimento exponencial do Open Finance, ficou claro que precisamos ter uma governança nas instituições dedicada para gerenciar o serviço, com expertise e senso de criticidade que o mercado exige.
Um dos pilares dessa governança, é o suporte especializado no Open Finance, que garante um conhecimento profundo dos sistemas, regras de negócio, SLA e premissas regulatórias.
Com isso, a Lina além de possuir toda a plataforma de Open Finance, desenvolveu um produto voltado para esse suporte especializado, atendendo as premissas do regulador e seguindo os principais frameworks de governança do mercado.
Service Desk Lina! O que é?
A finalidade da prática de service desk é capturar demandas para resolução de incidentes e requisições de serviços. Ele deve também ser o ponto de entrada e ponto único de contato do provedor de serviços com todos os usuários.
ITIL Foundation: ITIL 4 Edition, AXELOS, 2019.
O principal objetivo do Service Desk Lina é prestar um serviço de suporte especializado que gerencia os incidentes, (interrupções de serviço), solicitações de serviço (tarefas rotineiras relacionadas a serviços), e estabelece um canal de comunicação de qualidade com os seus usuários.
As suas formas de atendimento:
Atendimento Remoto
No atendimento remoto, orientamos os usuários a fazer contato com o nosso service desk por meio de um canal eletrônico, como por exemplo: telefone, e-mail, chat ou ticket.
O analista do service desk Lina realiza a tratativa, podendo entrar em contato para tirar dúvidas ou até mesmo realizando acesso remoto na máquina do cliente (mediante autorização do cliente), para diagnósticos ou alterações em configurações. Isso somente é possível por meio de tecnologias de acesso remoto, extremamente seguras, que permitem o compartilhamento da tela de forma direta no terminal do usuário ou via servidor na rede.
Alguns serviços podem ser realizados também de forma automatizada. Percebemos que é cada vez mais comum o auto-serviço e a automatização dos processos de TI, fornecendo respostas mais rápidas e eficientes, com menor custo. O FAQ Lina (Frequently Asked Questions) é um processo maduro no gerenciamento do serviço de TI.
Atendimento Local
Algumas empresas preferem alocar equipes internas para a realização dessa tarefa. Dessa forma, a Lina possui times que realizam esse atendimento mais ágil, exclusivo.
As vantagens do Service Desk Lina:
Canal de comunicação fácil e ágil com o usuário/cliente
Com o tratamento das informações mais qualificadas e especializadas, os usuários se sentem mais confiantes. Assim, ocorre um movimento curioso: eles passam a solicitar o suporte não somente para solucionar problemas, mas também para se antecipar a eles ou para poder utilizar recursos avançados das ferramentas que estão utilizando.
Aumento de produtividade
Ao reduzir a curva de aprendizado para o domínio de determinadas ferramentas, os usuários se tornam muito mais produtivos e maduros na condução dos processos.
Padronização de respostas e soluções
Tal domínio implica na padronização dos processos utilizados por meio da criação de Base de Conhecimento, capaz de servir tanto aos novos usuários como ao próprio service desk.
Monitoramento e estabelecimento de indicadores (KPIs)
Por meio da governança dos processos, é possível criar KPIs (key performance indicators) para monitorar toda infraestrutura tecnológica, qualidade do atendimento e custos dos serviços e satisfação dos usuários/clientes.
Com o acompanhando os indicadores, a equipe pode identificar pontos de melhoria e realizar ações proativas.
A ferramenta do Service Desk Lina
Desenvolvemos uma ferramenta própria, seguindo 100% o framework ITIL v4 e aderente a todos módulos de atendimento especializado.
O nosso Lina Desk é a forma como equipes de suporte gerenciam as entregas de serviços de TI aos usuários/clientes. Por meio dele, tem-se a visão macro, incluindo todos os processos, como criação, entrega e suporte em uma única plataforma.
Com o Lina Desk, é possível melhorar a produtividade da equipe, bem como, reduzir custos e gerar maior satisfação ao usuário final. Garantir a disponibilidade dos serviços, gerenciar licenças, entregar suporte ao software, manter a segurança de dados, são alguns dos exemplos das formas que o Lina Desk suporta a governança de TI da sua empresa.
A nossa ferramenta foi desenvolvida em módulos totalmente flexíveis e de acordo com a maturidade de cada empresa:
Gestão de Incidentes e Requisições
O módulo Gestão de Incidentes e Requisições ajuda você a registrar e processar todas as reclamações, desejos e tickets de solicitantes.
Gestão de ativos
É importante ter uma visão completa dos recursos da sua empresa, não é mesmo? Com o módulo de Gestão de Ativos, é possível ficar por dentro da disponibilidade e a carga de trabalho dos funcionários.
Base de Conhecimento
Com esse módulo, é fácil construir uma Base de Conhecimento que ajudarão os usuários a serem mais independentes e resolverem suas dúvidas sozinhos com o Portal de Autoatendimento, além de agilizar o suporte do Service Desk.
Canais de autoatendimento
Os canais de autoatendimento fazem com que sua empresa economize tempo ajudando os clientes. Afinal, com ele, é possível que os usuários finais enviem e rastreiem tickets e encontrem respostas para perguntas comuns, a qualquer horário e dia da semana.
Service Desk Lina e o Open Finance
O Lina Desk foi desenvolvido para ser totalmente aderente ao ecossistema Open Finance.
Além de seguir o Framework ITIL v4, desenvolvemos funcionalidades que são premissas no suporte a Instituições participantes, ao cliente e ao Diretório Central Open Finance.
Catálogo de Serviço Open Finance
O Lina Desk possui um catálogo de serviço que segue as regras de segregação de aplicação, função e solicitações, definidas pelo Diretório Central. Desenvolvemos também um processo ágil e flexível de atualizações do catálogo, sem causar impactos aos usuários e ao negócio.
SLA Open Finance
A cada dia percebemos um aumento no volume de dados no ecossistema Open Finance. Consequentemente teremos uma maior interação dos usuários com as instituições e com o próprio regulador.
Com isso, o Diretório Central definiu SLAs (Service Level Agreement), visando garantir a agilidade e qualidade no suporte aos participantes.
Nos preocupamos também com as essas exigências e desenvolvemos um módulo de SLA totalmente integrado com os canais de comunicação, que tanto o suporte técnico quanto o usuário, terão um acompanhamento em tempo real dos indicadores de atendimento dos tickets.
Gestão de Relatórios
Um dos pilares do gerenciamento do serviço são os relatórios de acompanhamento dos atendimentos. O Lina Desk possui um módulo customizável de relatórios, que permite a visualização online em seu dashboard ou por download.
Disponibilizamos visualizações macro/executivas dos tickets, SLAs e funções. Caso seja necessário, é possivel realizar downloads de relatórios detalhados de toda a base de dados dos tickets em ordem cronológica.
Integração API
Uma das funcionalidades mais exigidas pelos nossos clientes são as automatizações e integrações com as suas ferramentas nativas de ITSM.
Desenvolvemos no Lina Desk um catálogo de API muito simples de integrar, garantindo a interação automática das ferramentas.
É possivel originar um ticket da ferramenta do cliente e o suporte técnico, através do Lina Desk, atuar e comunicar em uma única ferramenta.
O Diretório Central do Open Finance também aproveitou essa nova funcionalidade e, definiu em suas regras, que as ferramentas deveriam ter essa integração.
É claro que o Lina Desk saiu na frente, já possui essa feature nativa e totalmente transparente para os seus usuários.