Um dos maiores pesadelos das empresas de e-commerce no Brasil, e no mundo, é descobrir que seus clientes encheram os carrinhos de compras em seus sites, mas na hora de finalizar o processo, na maioria das vezes eles acabaram abandonando a compra.
Podemos levantar algumas hipóteses: Antecipação do arrependimento de uma compra por impulso, já pensando na bendita fatura do cartão de crédito ou muita fricção na hora de realizar o pagamento.
O Pix alavancou o mercado, mas o ITP vai além!
Mas vamos focar por um instante na segunda alternativa: O quão complexo é o processo de check-out de seu e-commerce? Quantas informações seu cliente precisa preencher na tela antes de apertar o botão finalizar compra? Seu cliente precisa salvar um boleto no desktop, acessar o banco digital, encontrar o menu de pagamentos, pagar o boleto e aguardar dois dias para compensação? Ou pagar no cartão de crédito e ter que digitar todas as informações, além de sempre ficar com um pé atrás na hora de compartilhar esse tipo de informação em um site?
Mesmos alguns sites que oferecem pagamento via Pix, na maioria das vezes solicitam que você acesse sua conta bancária e realize o pagamento por lá, ou seja, você tem que abandonar a plataforma de compras que está utilizando para acessar seu banco.
Note que o UX (User Experience) do cliente não foi nem um pouco interessante em nenhum dos cenários elencados acima, além do tempo consumido em todo esse processo, repleto de armadilhas operacionais e gasto crucial de tempo que jogam contra a finalização do processo de compra.
Nosso ITP do Open Finance vai te ajudar!
Para entender melhor o motivo do abandono do carrinho, estudos recentes da SaleCycle apontam que entre 2021 e 2022 o abandono dos carrinhos de compras no varejo, dependendo do setor de atuação, ficou entre 61,13% e 76,63%. Um número muito alto. Pense no investimento em marketing que sua empresa realizou para levar todo esse exército de consumidores até sua loja, e por burocracia, falhas tecnológicas ou excesso de fricção a compra é abandonada nos últimos segundos antes da finalização.
Os processos complexos ou demorados no momento de finalização de uma compra ainda continuam sendo os grandes vilões das compras on-line.
Para diminuir essa fricção e possibilitar que sua empresa diminua consideravelmente o percentual de abandono de carrinho, a Lina criou uma solução Open Finance chamado Data Pull. Com nossa solução de ITP (Iniciador de Transação de Pagamento) seu site de e-commerce irá conseguir iniciar transações de Pix, TED e boleto, aumentando assim seu portfólio de opções de pagamentos. Tudo isso com os mais rigorosos padrões de segurança FAPI, o que garante uma eficiência operacional devido a integração do core do seu sistema com nossas APIs, ou mesmo via nossa solução White Label.