A implementação do Open Banking permite, de forma segura e padronizada, o compartilhamento eletrônico de dados e informações de clientes entre instituições financeiras, agilizando processos e possibilitando ofertas de produtos e serviços que atendem as necessidades de cada perfil.
E como funciona na prática?
Na prática, se você precisar quitar uma dívida ou financiar um veículo, por exemplo, você poderá solicitar uma proposta a um Correspondente Bancário Digital, que enviará o seu pedido a todas as instituições autorizadas por você, via Open Banking, de maneira padronizada e 100% digital, o que torna o processo ágil, seguro e simples para você receber propostas mais rapidamente, uma vez que as instituições financeiras, ao conhecer em detalhes o seu perfil de cliente, poderão trabalhar em propostas que atendem melhor as suas necessidades.
O papel do Correspondente Digital nesse processo será o de mediar o acesso de instituições financeiras ao seu histórico financeiro na instituição onde você já possui relacionamento. O Correspondente Digital não terá acesso aos seus dados. Ele apenas fará a conexão entre você e diversas instituições financeiras, de forma simples, rápida e segura.
O Open Banking é seguro?
Todo esse processo deverá ter seu consentimento e é você quem define com quem quer ou não compartilhar seus dados. No caso de uma experiência ruim com alguma instituição específica, você poderá optar em não incluir a mesma na lista de pedido de propostas de crédito, por exemplo.
Segundo Diogo Silva, do Departamento de Regulação do Sistema Financeiro do Banco Central, esse processo “facilita o acesso das instituições, que vão fazer a proposta de crédito, às informações do cliente”. Diogo também antecipa que “levaremos uma padronização para as propostas de crédito, o que facilita a comparação por parte do cliente. O cliente tem estado no controle das suas informações pessoais, é mais exigente neste contexto de digitalização de serviços financeiros”.
Você estará seguro para compartilhar seus dados e realizar as transações neste novo ecossistema financeiro, pois seu principal objetivo é facilitar a vida do consumidor, fazendo com que as instituições financeiras atendam melhor cada perfil de cliente.