Com o progresso do Open Finance, e a rápida aceitação do Pix como meio de pagamento, a expectativa do mercado é que a iniciação de pagamentos ganhe ainda mais potência em 2023. Para especialistas do setor financeiro, a fase 3 do projeto de implementação do novo ecossistema criado pelo Banco Central é uma das mais promissoras e pode gerar inúmeras oportunidades, aumentando a competição entre as instituições e aprimorando a experiência do consumidor no universo open.
Em um evento, em Nova York (EUA), transmitido on-line, o presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, afirmou que a “tecnologia é instrumento mais democratizante do mundo” e complementou dizendo que se utilizada de forma correta, tem o poder de baixar custos de acesso a produtos e serviços e promover inclusão.
Segundo ele, o Pix fez com que 9 milhões de pessoas abrissem conta apenas para usar o sistema de pagamentos instantâneos.
Com o ano iniciando, cresce a expectativa para as tendências do mercado e, claro, listamos algumas para que você e sua instituição fiquem de olho nas oportunidades do universo open.
- Investimentos em tecnologia financeira (fintech): com a popularidade crescente de aplicativos de investimento e pagamentos digitais, as empresas de fintech estão ganhando cada vez mais espaço no mercado financeiro.
- Investimentos sustentáveis: cada vez mais investidores estão buscando opções de investimento que promovam práticas sustentáveis e reduzam o impacto ambiental.
- Open Health: com as vantagens oferecidas pelo Open Finance no mercado financeiro brasileiro, o Ministério da Saúde estuda implementar o Open Health, aplicando a lógica semelhante aos dados dos pacientes. No Open Finance, a padronização dos dados para compartilhamento entre as instituições financeiras permite que sejam oferecidos serviços e produtos mais vantajosos de acordo com o perfil de cada cliente. Seguindo o mesmo raciocínio, o Open Health prevê a padronização dos dados dos pacientes, para que as instituições de saúde possam oferecer serviços mais personalizados, além de melhorar e agilizar os serviços prestados.
- Robo-advisors: os robo-advisors estão ganhando cada vez mais popularidade entre os investidores, pois oferecem uma maneira automatizada de investir e gerir sua carteira de investimentos.
- Pagamentos digitais: com a popularidade crescente dos pagamentos digitais, muitas empresas estão investindo em tecnologia para oferecer opções de pagamento mais rápidas e seguras.
A Iniciação de Transação de Pagamento – ITP – ganhará muita força esse ano, pois permite fazer transações financeiras em um ambiente regulado, com segurança, menor fricção e melhor experiência para o consumidor.
Mas quais são as opções de usos?
1. Cash-In: Turbine a ativação das contas digitais, permitindo que os clientes transfiram saldos de mais de 800 instituições financeiras, sem sair do seu aplicativo! Simplifique a jornada de cash in e acabe de vez com as inúmeras contas inativas! Os valores são transferidos instantaneamente, via PIX, pela instituição financeira detentora da conta, e o cliente já pode começar a investir e utilizar os serviços da carteira digital na mesma hora! Já imaginou o impacto que esta nova modalidade de cash in pode ter no seu faturamento?
2. Check out: Acabe de vez com o abandono de carrinhos e garanta que os clientes concluam os pagamentos e efetivem as compras! Nosso ITP simplifica a jornada de pagamentos com débito e PIX no comércio eletrônico, aumentando a conversão das vendas em até 40%.
3. Onboarding e KYC: Com o Onboarding via Open Finance, o cliente indica em qual instituição financeira possui relacionamento há mais tempo e autoriza a buscar seus dados cadastrais e financeiros, para que então seja processada a abertura da conta e validação dos dados pessoais, de forma prática, segura e 100% aderente à regulamentação vigente e à LGPD!
Nosso ITP reduz a jornada de pagamentos com débito e Pix no comércio eletrônico para apenas 4 passos, com isso, os clientes não precisam sair da página de checkout para finalizar o pagamento no app do banco.
Comande débitos em múltiplas contas mantidas por seus clientes em mais de 800 instituições financeiras.