Com a aceleração da inovação e a evolução dos canais digitais, o mercado financeiro passa por uma grande transformação com o Open Finance. Novos consumidores estão migrando do ambiente físico para o digital. Com isso, bancos e Fintechs têm se adaptado à nova realidade e tecnologias surgem e passam a ser incorporadas, como o compartilhamento de dados, por exemplo.
O onboarding digital consiste em um conjunto de mecanismos aplicados para automatizar processos de cadastro de novos clientes, agilizando a coleta de dados pessoais e bancários, a filtragem, verificação, armazenamento e a gestão dos dados fornecidos, com o objetivo de realizar uma análise centralizada para oferecer serviços e produtos mais personalizados para o consumidor.
Processos KYC
Já os processos de KYC – Know Your Customer ou Conheça seu cliente -, tornam possível estruturar o monitoramento das transações financeiras e o cadastro de novos clientes de forma que situações de risco ou de alerta sejam prontamente identificadas. É essencial a implementação deste processo para que as empresas possam identificar os clientes, entender a natureza das atividades realizadas, garantir a legitimidade das transações, detectar padrões suspeitos ou potencialmente fraudulentos e interromper a fraude antes mesmo que ela aconteça.
Em um mundo cada vez mais digital, instituições financeiras das mais diversas naturezas estão sujeitas a danos de adulterações ou penalidades relacionadas a crimes virtuais. Por este motivo, os processos de KYC se tornaram fundamentais e extremamente importantes para evitar ações judiciais e danos que venham a prejudicar a instituição e/ou seus clientes.
Com a Lei nº 13.709/2018, popularmente conhecida como LGPD, as atividades de tratamento de dados pessoais foram regulamentadas e os artigos 7º e 16º do Marco Civil da Internet foram alterados, trazendo premissas de direitos fundamentais de liberdade e privacidade com um conjunto de regulamentações que disciplinam as atividades de coleta, armazenamento e compartilhamento de dados e informações pessoais, tanto no mundo físico, quanto no digital, tornando todo o processo mais seguro para o consumidor.
Já pensou em usar o Open Finance para fazer o onboarding de novos clientes e a validação de dados cadastrais?
No onboarding com Open Finance, o cliente indica em qual instituição financeira possui relacionamento e autoriza a captura dos seus dados cadastrais e financeiros para realização do onboarding e validação dos dados pessoais, de forma prática, segura e 100% aderente à regulamentação vigente e à LGPD!
Com isso, sua instituição oferece a melhor experiência para o cliente já na abertura da conta, diminuindo em até 86% os campos digitáveis e reduzindo o tempo de conclusão do cadastro para até 1 minuto. Com esta jornada simples e segura de onboarding com Open Finance é possível evitar que os clientes desistam do processo, concluindo o cadastro e melhorando em até 40% as taxas de conversão.
Consegue imaginar o impacto desta solução no seu negócio? Conte com a gente para revolucionar a jornada de onboarding na sua instituição e aproveitar ao máximo as oportunidades do Open Finance!