No Open Finance Brasil o ano começou muito antes do carnaval!
Já são diversas atualizações importantes, impactando diretamente o roadmap das instituições participantes e trazendo melhorias e novas funcionalidades para o ecossistema.
Na Fase 1, entra em produção ainda no mês de fevereiro a nova versão da API de Canais de Atendimento.
Na Fase 2, já está em andamento o cronograma de atualizações para as novas versões das APIs de Contas e Cartões de Crédito, com entrada em produção prevista para março de 2024.
Na Fase 3, o lançamento das funcionalidades de Pagamentos Recorrentes e Pagamentos Automáticos promete revolucionar o serviço de iniciação de transação de pagamentos, trazendo maior eficiência e automatização para processos de pagamentos recorrentes e em lote, tornando o serviço ainda mais atraente para as empresas. As novas funcionalidades entram em produção em abril deste ano.
Desafios e soluções na evolução Open
Além das atualizações relacionadas a cada fase, está em andamento o cronograma de atualização para a nova versão da API de Consentimento (Consents v3.0), que traz melhorias para o processo de renovação de consentimentos pelos usuários, com entrada em produção prevista também para abril deste ano.
Na prática, são 5 novas versões de APIs já existentes e o lançamento de uma API totalmente nova (Automatic-Payments v1.0), com previsão de entrada em produção até abril de 2024. Isso sem falar na Fase 4B e no processo de recertificação de segurança para o Perfil FAPI Único.
É por essas e outras que atender a agenda evolutiva e as frequentes atualizações do Open Finance requer um time dedicado, com expertise para evoluir frequentemente a solução, garantindo conformidade e cumprimento dos marcos regulatórios.
Com a LINA, você fica despreocupado e libera seu time técnico do acompanhamento regulatório do Open Finance, podendo focar no que realmente importa: seus clientes e o seu negócio!