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O momento atual do Open Finance no Brasil
O momento do Open Finance no Brasil
Por Murilo Rabusky

Por Murilo Rabusky

16 de novembro de 2023

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Decorridos quase 3 anos desde o início da implementação, o Open Finance Brasil passa agora por um momento de amadurecimento, em que o desafio de implementar a infraestrutura tecnológica pode ser considerado, em grande parte, endereçado pela maioria das instituições participantes. Neste aspecto, inúmeras melhorias e novos recursos ainda vêm sendo implementados no âmbito do ecossistema, e o principal desafio agora, do ponto de vista regulatório, tem sido dar conta do ritmo acelerado de atualizações e implementação de novas funcionalidades. Para se ter uma ideia, desde o lançamento, em fevereiro de 2021, foram notificadas 106 versões atualizadas das APIs, sendo 61 delas somente no primeiro semestre deste ano, de acordo com o histórico de registro de mudanças oficial do Open Finance Brasil. 

Enquanto os times técnicos se esforçam para dar conta de tantas demandas regulatórias, um movimento interessante começa a ganhar força: o Open Finance, aos poucos, deixa de ser um desafio somente das áreas de tecnologia, e passa a ser também uma questão relevante para as áreas de negócios. 

Um estudo divulgado recentemente pela Capgemini Brasil apontou que 70% das instituições dedicam áreas ou pessoas aos temas relacionados ao Open Finance. No entanto, somente 37% afirmaram que utilizam dados em seus processos de gestão de clientes e apenas 26% disseram que já rentabilizam com novas soluções baseadas em Open Finance.


 

Estes números mostram os desafios relacionados à maturidade das empresas com relação ao uso inteligente de dados, e evidenciam um cenário de grandes oportunidades para aquelas instituições que souberem explorar o Open Finance de forma a gerar valor para os clientes e, por consequência, para o negócio.  

Para que isso de fato aconteça, as instituições estão percebendo que o Open Finance impõe desafios que vão muito além dos aspectos técnicos de infraestrutura, segurança e conectividade. Para se beneficiarem verdadeiramente do conjunto riquíssimo de dados e dos serviços de pagamentos disponíveis no ecossistema, é preciso adaptar práticas comerciais, ferramentas e processos de negócios. Não há outra maneira de fazer isso a não ser mergulhar fundo no próprio negócio e construir uma estratégia de ida a mercado pautada no compartilhamento, inteligência e análise de dados.

Além de uma grande adaptação interna, as instituições também devem assumir maior protagonismo na conscientização de clientes acerca dos benefícios e funcionalidades do Open Finance. Nessa parte, grandes FinTechs brasileiras têm desempenhado um papel fundamental, pois ao explorarem rapidamente casos de uso como agregação de contas e aprovação de crédito, ajudaram milhões de consumidores brasileiros a desbloquear o Open Finance. Hoje são mais de 40 milhões de consentimentos ativos, e quem saiu na frente, já detêm um nível informacional e um grau de conhecimento muito superior, não só sobre os clientes, mas também sobre os concorrentes, o que possibilita inovar na oferta de produtos e serviços, ganhando mercado e gerando valor com soluções baseadas no uso inteligente de dados. 

Aqui na LINA seguimos empenhados em nossa missão de ajudar nossos clientes a superar o desafio regulatório e transformar o Open Finance em novas fontes de receita e em oportunidades de negócios.

Entre em contato com a gente! 

Murilo Rabusky

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